Tipos de banda de rodagem
Por exemplo, tem o All Position, um tipo de banda de rodagem que serve pra qualquer roda do caminhão, dá pra fazer transporte de cargas menores e em curtas e médias distâncias, é resistente e tem um alto poder de tração e frenagem em piso molhado.
Já os pneus com banda de rodagem direcional ou unidirecional têm desenhos que lembram a letra V. Sabia que isso deixa o caminhão com mais estabilidade nas curvas e pronto pra altas velocidades? Uau!
E os pneus com banda de rodagem simétrica, ou seja, com os mesmos desenhos e ranhuras em todo pneu, são mais indicados pra caminhões que circulam na cidade, tá? Tem também os com banda de rodagem assimétrica, que têm sulcos com diferentes desenhos que são ótimos pra fazer curvas! Aí sim!
Tipos de Caminhão
O bitrem, também conhecido como treminhão, segue o modelo do cavalo trucado, mas possui em todo sua extensão 7 eixos.
Esse veículo suporta 57 toneladas de peso bruto e, como o nome diz, traciona dois semi-reboques.
A carreta 2 eixos possui a mesma característica do cavalo mecânico trucado, no entanto, seu comprimento é de, no máximo, 18,15 metros, suportando um peso máximo bruto de 33 toneladas
A característica específica desse veículo é que a carroceria também possui 2 eixos, por isso, o seu nome.
Esse tipo de carreta usa no cavalo mecânico 2 eixos, mas o semi-reboque é triplo.
O uso de 3 eixos na parte em que a carga é acondicionada, permite que sejam carregadas até 42,5 toneladas de peso bruto.
Seu comprimento máximo também é de 18,15 metros.
A carreta cavalo trucado é parecida com a de 3 eixos, no entanto, suporta até 45 toneladas de peso bruto.
Ela também mantém o comprimento máximo de 18,15 metros.
O caminhão chamado de cavalo mecânico, também conhecido como extra-pesado, é aquele que possui um eixo simples com apenas 2 rodas de tração.
É usado com vários tipos de semi-reboques, dependendo da carga a ser transportada.
O cavalo mecânico trucado possui dois eixos, o que o diferencia do tipo acima apresentado.
Normalmente, é utilizado para cargas mais pesadas que precisam estar melhor distribuídas pela carreta.
Também transporta diversos tipos de semi-reboques.
O rodotrem é ainda maior do que os outros tipos de caminhão para carga pesada apresentados até agora.
Também possui dois semi-reboques, mas suporta até 74 toneladas de peso bruto em seus 9 eixos de sustentação
Tipos de pneus pra caminhão
Os pneus de alta severidade são mais duros e pesados, viu? Se seu caminhão está sempre cheio e pesado, passa por estradas de asfalto e precisa acelerar e frear toda hora por causa dos semáforos, eles são os ideais!
Pra dentro das cidades, fazendo entregas durante todo dia e em distâncias curtinhas, esse tipo de pneu é ótimo! Mas como ele é pesado, o caminhão precisa ter um motor mais potente, tá?
Esse tipo é pro caminhão que roda bastante pelas estradas asfaltadas, principalmente aquelas mais retas. É um pneu mais leve, fácil de manobrar, que alcança boas velocidades e até economiza combustível. Legal, né?
Mas como é mais leve, o pneu de baixa severidade não aguenta muito peso, calor e impactos como outros modelos. Então, não é uma boa ideia usar ele numa estrada de terra ou esburacada!
Os pneus de média severidade são um meio-termo dos dois que eu falei, viu? Então, eles servem pra um pouco de tudo, como viagens não tão longas e ruas inclinadas, porque garantem resistência e velocidade.
Só que você não pode escolher ele achando que esse é o ideal pra tudo, porque só pra um tipo de uso, o custo x benefício não vai valer a pena! Os trajetos têm que ter longas retas e também aquelas mais difíceis, com curvas, tá?
Só que pode ser que seu caminhão precise passar tanto pelas estradas de terra quanto asfalto, né? Pra isso, tem os pneus mistos! E pra ter um bom custo-benefício, metade de cada trajeto deve ser feito num tipo de pista.
Tem muitos detalhes importantes pra escolher seu pneu, né? Então, se ficar na dúvida, vale a pena conversar com um borracheiro da sua confiança antes da compra!
Pra quem pega muita estrada de terra e barro, esse é o ideal! O pneu off-road é mais resistente pra esse tipo de pista, evita atoleiros e a perda de equilíbrio nas curvas por causa de areia ou lama.
Então, se você transporta produtos como madeiras, minérios e outras cargas pro interior, onde não tem asfalto, é bom considerar esses pneus!